Egipto lança programa de apoio a crianças traumatizadas pela violência

26/02/2011 0 comentários



24/02/2011


Serviços psicossociais serão oferecidos nas principais cidades e escolas do país; mais de 30% das crianças egípcias sofrem de trauma psicológico devido à violência.




Foto: Unicef


Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.

   O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e os seus parceiros no Egipto lançaram um programa de apoio psicossocial para crianças afectadas pela violência recente.
   Os protestos ditaram à saída do presidente Hosni Mubarak, no princípio deste mês. Dados preliminares do Ministério da Saúde e organizações dos Direitos Humanos apontam para a morte de 365 pessoas e milhares de feridos.


Exposição à Violência


   Segundo o Unicef, os mais afectados foram dezenas de milhares de crianças que viviam e trabalham nas ruas da capital, Cairo, e em outras cidades. A agência cita testemunhos de crianças de rua, que apontam que foram expostas a cenas de morte e ferimentos graves.
   Segundo o representante do Unicef no país, "as crianças precisam de ajuda para lidar com a violência e o sentimento de insegurança depois das situações que presenciaram e experimentaram."
   O programa de assistência psicossocial vai apoiar crianças em risco no Cairo, Alexandria e em todas as escolas do país.
   Vários assistentes sociais e professores estão a ser treinados para encaminhar alguns casos para os serviços especializados.
   De acordo com Hashem Bahary, professor de psicologia na Universidade egípcia de Al-Azhar, mais de 30% de crianças egípcias sofrem de ansiedade, depressão e compulsão obsessiva.

Fonte: ONU-Brasil 

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/192496.html

0 comentários:

Postar um comentário