Egipto lança programa de apoio a crianças traumatizadas pela violência
24/02/2011
Serviços psicossociais serão oferecidos nas principais cidades e escolas do país; mais de 30% das crianças egípcias sofrem de trauma psicológico devido à violência.
Foto: Unicef
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.
O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e os seus parceiros no Egipto lançaram um programa de apoio psicossocial para crianças afectadas pela violência recente.
Os protestos ditaram à saída do presidente Hosni Mubarak, no princípio deste mês. Dados preliminares do Ministério da Saúde e organizações dos Direitos Humanos apontam para a morte de 365 pessoas e milhares de feridos.
Exposição à Violência
Segundo o Unicef, os mais afectados foram dezenas de milhares de crianças que viviam e trabalham nas ruas da capital, Cairo, e em outras cidades. A agência cita testemunhos de crianças de rua, que apontam que foram expostas a cenas de morte e ferimentos graves.
Segundo o representante do Unicef no país, "as crianças precisam de ajuda para lidar com a violência e o sentimento de insegurança depois das situações que presenciaram e experimentaram."
O programa de assistência psicossocial vai apoiar crianças em risco no Cairo, Alexandria e em todas as escolas do país.
Vários assistentes sociais e professores estão a ser treinados para encaminhar alguns casos para os serviços especializados.
De acordo com Hashem Bahary, professor de psicologia na Universidade egípcia de Al-Azhar, mais de 30% de crianças egípcias sofrem de ansiedade, depressão e compulsão obsessiva.
Fonte: ONU-Brasil
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/192496.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário