Ilha do Pacifico será abandonada por causa de elevação do nível do mar‏

14/03/2012 0 comentários



Que Japão, que nada… O lugar onde o sol toca a Terra primeiro tem outro nome e provavelmente você não ouviu falar: Kiribati.
Kiribati é formado por um grupo de ilhas da Micronésia. São 33 ilhas de coral e vários atóis que ficam na região da linha do Equador. Em 1995 o meridiano internacional do qual pertencia foi deslocado para resolver uma situação peculiar: Antes, quando em Bairiki (capital) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado.
Assim, Kiribati passou a ser o país mais oriental do Mundo. Com a chegada no novo milênio, a ilha Caroline, primeira do mundo a entrar no novo ciclo de anos, foi renomeada Ilha do Milênio.
A área de terra firme acumula o total de 811 km². Se contarmos toda a sua extensão das ilhas, a área ocupa 3,5 milhões de km² do Oceano Pacífico.

A Geografia e as atrações de Kiribati

São três grupos de ilha que formam o arquipélogo. Fora desses grupos permanece isolada a ilha de Banaba. Entre os grupos de ilhas, o das Ilhas Gilbert acaba sendo o último a receber o sol nascente, com fuso de +12 horas. A ilha de Abaiang, com população de aproximadamente 6000 pessoas, é que possui hotel e pousadas.

Atol de Palmyra
O segundo grupo de ilhas é o das Ilhas Phoenix, com fuso horário de +13 horas. São oito ilhas, todas desabitadas, menos a Abariringa que possui 40 moradores. É neste grupo de ilhas que se encontra os recifes de corais submersos Winslow e Carondelet, formando uma linda paisagem.
O terceiro grupo é o das Ilhas da Linha. Deste grupo apenas oito ilhas pertencem a Kiribati. Elas estão no fuso horário de+14 horas. E ali que nosso planeta começa um novo dia. As outras três ilhas que fazem parte do grupo são territórios inabitados americanos.

Recife Kingman
Em março de 2008 a região ganhou o 3º maior parque marinho do mundo. O grupo ainda possui atrações como o Atol Palmyra e o Recife Kingman, na parte americana.

A História das Ilhas

As Ilhas Gilbert foram habitadas durante 4000 ou 5000 anos por uma população de origem asiática. O primeiro contato com a chamada civilização aconteceu no século XVI. As ilhas foram batizadas em 1820 em homenagem ao capitão britânico Thomas Gilbert, que tinha “descoberto” o arquipélago anteriormente, em 1788.
Desta época até o ano de 1916, as ilhas se tornaram apenas uma região sob proteção do Reino Unido. Neste período passou por diversos conflitos e o assombro de doenças trazidas pelos europeus. De 1916 adiante, permaneceu como colônia Inglesa, conseguindo iniciar o processo de independência das ilhas em 1971, sendo que a última só se libertou em 1979.
No dia 5 de junho de 2008, Dia mundial do Meio Ambiente, Anote Tong, presidente do país, pediu ajuda à comunidade internacional para evacuar a região antes que ela desapareça devido aos estragos do aquecimento global. O pedido foi atendido pela Indonésia, que concedeu território para a evacuação.
O nome Kiribati se deu pela população original, que o pronuncia “Kiri-bãss”. Isso é o mais próximo que conseguiam pronunciar de “Gilberts”. O idioma natural da região é o I-Kiribati, muito útil nos pontos mais remotos do arquipélogo. Porém, o inglês é amplamente difundido na região.

Como Chegar

São duas as possibilidade de se chegar na região: avião ou barco.
A Our Airline e a Air Marshall Airways realizam vôos para a ilha de Tarawa, partindo de Nauru, Ilhas Marshall e Fiji. De barco é possível viajar através da Norwegian Cruise Lines, que mantém uma parada na Ilha Fanning durante os cruzeiros havaianos. Os cruzeiros partem do Havaí e ficam parados aproximadamente 8 horas na ilha.


Fonte:Cidadão Planeta

0 comentários:

Postar um comentário