Direção em que os chakras devem girar

17/06/2011 1 comentários


Os chakras podem girar para a direita (movimento dextrógiro ou horário), denominado dakshinavártena; ou para a esquerda (movimento sinistrógiro ou anti-horário), denominado vamavártena.
SentidoForçaEfeito
horário, dextrógiro, dashinavártenacentrífugairradiação
anti-horário, sinistrógiro, vamavártenacentrípetacaptação
Seja para a direita ou para a esquerda, todos os chakras devem girar num mesmo sentido, caso contrário o sistema entra em desequilíbrio neurológico, endócrino e psíquico, abrindo as portas a enfermidades dificilmente diagnosticáveis pela medicina. Há pessoas mal informadas divulgando que cada chakra deve girar num sentido. Não lhes dê ouvidos. São leigos. Um bom exemplo são as rodas de um automóvel. Se cada roda girar numa direção, você não vai a parte alguma, mas, seguramente, vai danificar o veículo - no caso, seu veículo corporal. No entanto, há bastante gente com essa síndrome, causada pela mescla de diferentes filosofias, religiões, sistemas, linhas, Mestres etc. Por esse motivo surgiu uma nova profissão: o alinhador de chakras!
Quando o movimento dos chakras é intensificado produz fenômenos, já que há mais energia envolvida. Tanto faz se o sentido é dakshinavártena ou vamavártena
O movimento natural é o dextrógiro, com o qual todos nascemos, exceto nos casos em que, por questões genéticas, alguns indivíduos podem ter de nascença os chakras girando para a esquerda.
As pessoas que nascem com o movimento dos chakras para a direita, ao longo da vida podem inverter o sentido dos lótus, fazendo-os girar para a esquerda ao dedicar-se a determinadas práticas espirituais, tais como as de mediunidade; ou, também, podem corrigir o sentido, fazendo-o voltar ao dextrógiro com a prática de um Yôga legítimo.
dashinavártenavamavártena
horário, dextrógiro, dashinavártenaanti-horário, sinistrógiro, vamavártena

Nadis
Os principais canais de energia são o Sushumna, o Ida e o Pingala, de acordo com a nomeclatura da fisiologia energética hindu.

O Sushumna corre entre o chacra da raiz e o chacra coronário e a ele estão ligados todos os centros de energia. Através do canal Sushumna, flui a energia Kundalini, cuja entrada se faz através do chacra básico. Esta energia representa a energia cósmica criadora.É uma energia que alimenta energeticamente os chacras, integrando as forçasdos diversos planos energéticos para uma maior realização do ser.

Além de Sushumna existem dois outros canais de energia, Ida e Pingala, que desempenham um papel bastante importante no sistema energético. Permitem através da respiração, a captação da energia prânica ou energia vital que está no ar. O Pingala funciona como condutor da energia solar, plena de incandescência e de estímulo. Esse canal começa no lado direto do chacra da raiz, e termina na parte superior da narina direita. Ida é o portador da energia lunar, refrescante e tranquilizadora. Esse canal começa no lado esquerdo do chacra da raiz e termina na narina esquerda. No seu caminho, do centro da raiz até o nariz, os dois nádis se enrolam do Sushumna.

Sushumna, Ida e Pingala representam os três canais principais no sistema energético do homem, no qual os chacras agem como estações receptadoras, transformadoras e distribuidoras das diversas freqüências do prana. Eles absorvem energias vitais dos corpos etéricos do homem, do seu meio ambiente, do cosmos e das fontes básicas de toda e qualquer manifestação, diretamente ou através dos nádis, transformam-nas em freqüências necessárias aos mais variados setores do corpo físico, ou dos corpos etéricos, para sua manutenção e desenvolvimento, e transferem-nas, por sua vez, através dos canais energéticos, a esses corpos. Além disso, irradiam energias através do meio ambiente. Por meio desse sistema energético, o homem é envolvido num intercâmbio com as forças em ação nos mais variados planos de existência do seu meio ambiente, do universo e da base da Criação.

O Ida e o Pingala regem, ao nível físico, as respostas do sistema nervoso simpático e do parassimpático.

O Reiki por ser uma energia de freqüência elevada, atinge os estados dimensionais superiores, sendo um instrumento de cura, transformação e crescimento do ser.

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    quando se descreve "chakras podem girar para a direita (movimento dextrógiro ou horário)"
    Quando você faz na prática, girando o chacra olhando de dentro, passa a ver sentido anti-horário?

Postar um comentário