A EUTANÁSIA É UM SUICÍDIO ASSISTIDO

18/06/2011 0 comentários

       A eutanásia ficou conhecida no mundo como "suicídio assistido". Essa designação já diz tudo para nós. Quem pratica a eutanásia pratica o suicídio e vai responder a Deus pelo crime consumado.
Quem autoriza, geralmente o médico do paciente ou um familiar, também ficam sujeitos a mesma prestação de contas, tendo em vista que interferiram nos desígnios de Deus. 
      Eutanásia é a morte induzida por pedido do próprio paciente que tem doenças graves, dolorosas e sem cura.
      Os únicos países do mundo em que a eutanásia está regulamentada são a Holanda e a  Bélgica. O código de ética dos médicos brasileiros condena a eutanásia, ou "suicídio assistido" como está sendo chamado em várias partes do mundo.
      Enfoque Espírita:
      A respeito da Eutanásia, Allan Kardec indaga ao Espírito São Luís, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo" em seu capítulo V, item 28: 
      “Um homem agoniza, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que o seu estado é sem esperança. É permitido poupar-lhe alguns instantes de agonia, abreviando-lhe o fim?
      - Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode Ele conduzir um     homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe o pensamento?".
     Argumentos contra a eutanásia:
     Os cuidados paliativos, o tratamento da dor e o sofrimento humano são as alternativas à eutanásia.
     A legalização da eutanásia poderia ser aplicada de uma forma abusiva, tendo como conseqüência a morte sem o consentimento das pessoas em causa.
     A dificuldade de muitas vezes prever o tempo de vida que resta ao doente, bem como a existência da possibilidade de o prognóstico médico estar errado, o que levaria à prática de mortes precoces e sem sentido. 
     A possibilidade que existe de quem faz a escolha se sentir menos seguro no que diz respeito ao tratamento, devido ao seu médico já ter praticado a eutanásia, levaria a que a relação médico/utente (aquele que escolhe) viesse a ser afetada de uma forma negativa.
     O juramento de Hipócrates que obriga o médico a não provocar danos no utente seria violado ao ajudar alguém a apressar a vinda da morte, o que poderia causar transtornos em nível psicológico nos médicos. 
     No que respeitam à família, os familiares ou herdeiros poderiam agir com interesse financeiro e recomendar ou mesmo incentivar a eutanásia. 
     Em termos de crenças as grandes religiões tais como a Católica e o Espiritismo afirmam que a vida provém de Deus e só a Ele compete tirá-la, levando a que muitas pessoas crentes rejeitem por completo a prática da eutanásia. 
FONTES:
a) "SEARA BENDIDA - INSTITUIÇÃO ESPÍRITA", por Bismael B. Moraes;
b) Romeu Wagner, Belém, Pará.

0 comentários:

Postar um comentário