Mediunidade de Efeitos físicos e outros

26/06/2011 0 comentários

Queridos leitores achei tantas dissertações,informações e estudos sobre a mediunidade que resolvi colocar aqui resumidamente tirado de várias fontes para melhor entendimento.Junto estão os links e fontes para melhor estudarmos o quanto é amplo a mediunidade.Espero que aproveitem o estudo.Muita paz em todos os Quadrantes do Universo.

Mediunidade não traduz sublimação e sim meio de serviço. / Nosso objetivo é reviver o Evangelho em suas bases simples e puras. / Um mandato é uma delegação de poder obtida pelo crédito moral. / “Muito se pedirá de quem muito recebeu.”

Abraços cheios de muito amor.
Allë 








        O professor Tinôco informa na página 62 de seu livro:
        "... Há outro fenômeno paranormal conhecido pôr Materialização. Neste caso, os chamados médiuns_de_efeitos_físicos liberam uma substância chamada pôrCharles_Richet de ectoplasma. Em meio a essa substância, que é uma massa de cor clara retirada do corpo do médium,...
  • surgem partes de corpos humanos como, pôr exemplo:
    • mãos,
    • rostos,
    • cabelos
  • e até mesmo corpos humanos parcialmente completos.
        Essas formas têm vida autônoma, funções vitais próprias e independência em relação ao médium e aos circunstantes. Algumas vezes, essas formas humanas, surgidas em meio à massa de ectoplasma liberado pelo médium, conversam, dizendo-se espíritos de pessoas mortas, transmitem informações, sentem emoções, etc. É o que se deduz das experiências de:
  • William Crookes,
  • Albert Von Scherenk Notzing
  • e muitos outros pesquisadores.
        Nestes fenômenos não ocorre propriamente uma materialização na acepção pura do termo. O que ocorre, de fato, é uma moldagem do ectoplasmaE tanto é assim que o peso da forma ectoplasmada, somado ao peso do médium doador do ectoplasma, é aproximadamente igual ao peso do médium fora do transe. Portanto, achamos conveniente o uso de ectoplasmia, em substituição ao termo materialização."

        Quanto menos densos os elos de ligação entre os implementos físicos e espirituais, nos órgãos da visão, ... 
[56 - página 130]  - Uberaba-MG - 26/3/1958


        O citoplasmaque é, no fundo, o elemento intersticial de vinculação das forças fisiopsicossomáticasobriga as células ao trabalho de que necessita para expressar-se, trabalho este que, à custa de repetições quase infinitas, se torna perfeitamente automático para as unidades celulares que se renovam, de maneira incessante, na execução das tarefas que a vida lhes assinala.  
André Luiz  (Uberaba, 29 de Janeiro de 1958[56 - página 45]   


        Num processo de desdobramento, com o auxílio do supervisor espiritual, o médium foi convenientemente exteriorizado. A princípio, seu perispírito ou «corpo astral» estava revestido com os eflúvios vitais (ectoplasma) que asseguram o equilíbrio entre a alma e o corpo de carne, conhecidos aqueles, em seu conjunto, como sendo o «duplo_etérico», formado por emanações neuropsíquicas que pertencem ao campo_fisiológico e que, por isso mesmo, não conseguem maior afastamento da organização terrestre, destinando-se à desintegração, tanto quanto ocorre ao instrumento carnal, por ocasião da morte renovadora.

[28a - página 97] - André Luiz

        No processo de materialização, o veículo físico, prostrado, sob o domínio dos técnicos do plano espiritual, expeli o ectoplasma, qual pasta flexível, à maneira de uma geléia viscosa e semiliquida, através de todos os poros e, com mais abundância, pelos orifícios naturais, particularmente da boca, das narinas e dos ouvidos, com elevada percentagem a exteriorizar-se igualmente do tórax e das extremidades dos dedos.        
        Substância, caracterizada por um cheiro especialíssimo, que não conseguimos descrever, escorrendo em movimentos reptilianos, acumulando-se na parte inferior do organismo medianímico, apresentando o aspecto de grande massa protoplásmica, viva e tremulante.
        O ectoplasma está em si tão associado ao pensamento do médium, quanto as forças do filho em formação se encontram ligadas à mente maternal. Em razão disso, toda a cautela é indispensável na assistência ao medianeiro.
        Essa força materializante é como as outras manipuladas nas tarefas de intercâmbio dos espíritos. Independe do caráter e das qualidades morais daqueles que a possuem, constituindo emanações do mundo psicofísico, das quais o citoplasma é uma das fontes de origem.
        À simples aproximação dos pensamentos inadequados que lhe senhoreavam as vibrações, toda a matéria ectoplásmica se ressentia, obscurecendo-se ao bombardeio das formações_mentais nascidas da assistência.

[28a - Página 261 ]  - André Luiz


        Substância leitosa-prateada, da qual se destacam alguns fios escuros e cinzentos, provenientes da baixa vibração mental de alguna participantes da reunião mediúnica.
        Material leve e plástico de que as entidades espirituais necessitam para a materialização. Podemos dividi-lo em três elementos essenciais, em nossas rápidas noções de serviço, a saber:
  • fluidos A, representando as forças superiores e sutis da esfera espiritual,
  • fluidos B, definindo os recursos do médium e dos companheiros que o assistem, 
  • fluidos C, constituindo energias tomadas à Natureza terrestre.
[28a - Página 265 ]  - André Luiz

      
  Na materialização mediúnica, sob condições excepcionais e com o auxílio de Inteligências desencarnadas, o organismo do médium deixa escapar oectoplasma ou o plasma exteriorizado, no qual as células, em tonalidade vibratória diferente, elastecem-se e se renovam, de conformidade com osmoldes_mentais que lhes são apresentados, produzindo os mais significativos fenômenos em obediência ao comando da Inteligência, por intermédio dos quais a Esfera Espiritual sugere ao Plano Físico a imortalidade da alma, a caminho da Vida Superior.

André Luiz  (Uberaba, 29 de Janeiro de 1958[56 - página 46]    


        Encarnados, de almas regularmente evoluídas, em apreciáveis condições_vibratórias pela sincera devoção ao bem, com esquecimento dos seus próprios desejos. Podem projetar raios_mentais, em vias  de sublimação, assimilando correntes superiores e enriquecendo os raios vitais de que são dínamos comuns.
        Chamemos-lhes raios ectoplásmicos, unindo apontamentos à nomenclatura dos espiritistas modernos. Esses raios são peculiares a todos os seres vivos. É com eles que a lagarta realiza suas complicadas demonstrações de metamorfose e é ainda na base deles que se efetuam todos os processos dematerialização mediúnica, porquanto os sensitivos encarnados que os favorecem libertam essas energias com mais facilidade. Todas as criaturas, porém, guardam-nas consigo, emitindo-as em freqüência que varia em cada uma, de conformidade com as tarefas que o Plano da Vida lhes assinala.
        O estudo da mediunidade repousa nos alicerces da mente com o seu prodigioso campo de radiações. A ciência dos raios imprimirá, em breve, grande renovação aos  setores culturais do mundo. Aguardemos o porvir.

[28a - Página 21]  - André Luiz - 1954 

(Ver em: Psicoscopia )
       
 Esclarecidas entidades espirituais, que preparam o ambiente, levando a efeito a ionização da atmosfera, combinando recursos para efeitos elétricos emagnéticos. Nos trabalhos deste teor reclamam-se processos acelerados de materialização e desmaterialização da energia. (Ver: Matéria)

 Estes amigos estão encarregados de operar a condensação_do_oxigênio. O ambiente para amaterialização_de_entidade_do_plano_invisível_aos_olhos_dos_homens requer elevado teor de ozônio e, além disso, é indispensável semelhante operação, a fim de que todas as larvas e expressões microscópicas de atividade inferior sejam exterminadas. A relativa ozonização da paisagem interior é necessária como trabalho bactericida.
        O ectoplasma, ou força nervosa, que será abundantemente extraído do médium, não pode sofrer, sem prejuízos fatais, a intromissão de certos elementos microbianos.

[16a - página 102]  - André Luiz - 1943


         ectoplasma - esta força nervosa - não é apenas propriedade de alguns privilegiados na Terra.
        Todos os homens a possuem com maior ou menor intensidade; entretanto, é preciso compreender que não nos encontramos, ainda, no tempo de generalizar as realizações. Este domínio exige santificação. (Ver: Psicoscopia )
  • O homem não abusará no setor do progresso espiritual
  • como vem fazendo nas linhas de evolução material, onde se transformam prodigiosas dádivas divinas em forças de destruição e miséria. 
        Neste campo de realizações sublimes, a que nos sentimos ligados, a ignorância, a vaidade e a má-fé permanecem incapacitadas por si próprias, traçando fronteiras de limitação para si mesmas.

[16a - página 112] - André Luiz - 1943

        Esse material, representa vigorosos recursos plásticos para que os benfeitores de nossa esfera se façam visíveis aos irmãos perturbados e aflitos ou para que materializem provisoriamente certas imagens ou quadros, indispensáveis ao reavivamento da emotividade e da confiança nas almas infelizes. Com os raios e energias, de variada expressão, emitidos pelo homem encarnado, podemos formar certos serviços de importância para todos aqueles que se encontrem presos ao padrão vibratório do homem comum, não obstante permanecerem distantes do corpo físico.

[16a - página 269] - André Luiz

       

   O condensador ectoplásmico, utilizado pelas entidades espirituais, tem a propriedade de concentrar em si os raios de força projetados pelos componentes da reunião, reproduzindo as imagens que fluem do pensamento da entidade comunicante (espírito), não só para a observação das entidades do plano espiritual, mas também para a análise do doutrinador encarnado, que as recebe em seu campo intuitivo, auxiliado pelas energias magnéticas doplano espiritual.

[28a - página 65] - André Luiz


        fluido_vitalindispensável à produção de todos os fenômenos mediúnicos, é apanágio exclusivo do encarnado e que, por conseguinte, o Espírito operador fica obrigado a se impregnar dele. Só então pode, mediante certas propriedades, que desconheceis, do vosso meio ambiente, isolar,  tornar invisíveis e fazer que se movam alguns objetos materiais e mesmo os encarnados.
        "Não me é permitido, por enquanto, desvendar-vos as leis particulares que governam os gases e os fluidos que vos cercam; mas, antes que alguns anos tenham decorrido, antes que uma existência de homem se tenha esgotado, a explicação destas leis e destes fenômenos vos será revelada e vereis surgir e produzir-se uma variedade_nova_de_médiuns, que agirão num estado cataléptico especial, desde que sejam mediunizados."
ERASTO

       
    
     A ciência humana, porém, caminha na direção do porvir.  (Ver: Ciência do porvir)
  • A nós, os Espíritos desencarnados, interessa, no plano_extrafísico, mais ampla sublimação, para que façamos ajustamento de determinadosprincípios mentais, com respeito à execução de tarefas específicas.
  • E aos encarnados interessa a existência em plano moral mais alto para que definam, com exatidão e propriedade, a substância ectoplasmática,analisando-lhe os componentes e protegendo-lhe as manifestações, de modo a oferecerem às Inteligências Superiores mais seguros cabedais de trabalho, equacionando-se, com os homens e para os homens, a prova inconteste da imortalidade.
[29 - página 126] - André Luiz - 1959
Fluido ódico” de Reichembachfluido vitalizador do sistema nervoso e a que a vidente de Prevorst chamava, com efeito, “espírito dos nervos”.
[105 - páginas 129] - Ernesto Bozzano
        As experiências parecem indicar que as propriedades dessa “substância” são as seguintes:
  • 1º é tênue e invisível;
  • 2º tem particular relação com o médium, visto que outras pessoas que não se acham em contacto com ele não podem provocar a queda da mesa;
  • 3º essa substância penetra no médium mais facilmente através sua mão nua;
  • 4º existem corpos que a conduzem mais lentamente que outros e até mesmo que não a conduzem de todo;
  • 5º o ar não é bom condutor;
  • 6º das pessoas que fizeram a experiência, parece que somente eu a conduzi, assim mesmo muito lentamente;
  • 7º ela é essencial aos fenômenos de levitação.
        As seguintes observações são unicamente indicativas e podem ser úteis a outros pesquisadores.
        Essa coisa misteriosa que parece estar sobre ou dentro da mesa, certamente não é eletricidade. Em primeiro lugar porque sua velocidade de descarga é muito pequena, e depois porque nunca se produziu coisa alguma durante as sessões que lembrasse os efeitos da eletricidade. Deve ser uma forma de energia ligada a pequenas partículas de matéria. Provavelmente, essas partículas acham-se acumuladas no interior e na superfície da mesa e sua energia é utilizada pelos operadores.Devem ter também alguma relação com o  sistema nervoso do médium.
        As estruturas psíquicas em geral parecem sair da parte inferior das pernas do médium e as partículas de energia voltam a ele por suas próprias mãos. Talvez exista urna espécie de pressão psíquica positiva em suas pernas e pés e uma espécie de pressão psíquica negativa em seus braços e mãos, de maneira que as partículas tendam a voltar para o seu corpo. Para me servir de uma analogia com a eletricidade, o potencial psíquico é mais elevado nas proximidades de seus tornozelos que de suas mãos.

        Todos os povos primitivos de grande espiritualidade e superstição possuíam a noção de uma força fluída invisível que preenche a natureza e anima os seres vivos, estando ligada diretamente à qualidade da saúde e entrando no corpo pela respiração. Em resumo, atribuíam ao ar a fonte da vida e da saúde. Cada cultura deu-lhe um nome: 
  • Qi na China, 
  • Ki no Japão, 
  • Prana/ Shakti/ Kundalini na Índia, 
  • Ti no Havaí, 
  • Mana na Oceania, 
  • Aither (éter) e Pneuma na Grécia, Aether (éter), 
  • Aura e Spiritus (espírito) em Roma. 
        Com o passar do tempo foram criados mais nomes: 
  • Quintessência, 
  • Vril, 
  • Força Ódica
  • Orgone, 
  • Bioplasma, 
  • Telesma, 
  • Baraka, 
  • Força Vital, 
  • Fogo Cósmico, 
  • Fogo da Serpente, 
  • o Dragão da Terra, 
  • a Força. 
        Praticamente todas as doutrinas de artes marciais, de esoterismo e de filosofia e metafísica baseadas no Taoismo apresentam esse conceito de energia espiritual, ou Ki.


 Importante!
        Em pesquisas da constituição do ectoplasma, por meio de análises químicas e histológicas, foi detectado: cloreto de sódio, fosfato de cálcio, células epiteliais e leucócitos, além de matéria gordurosa.  

        Outros pesquisadores dizem que o ectoplasma seria substância originária do protoplasma, das usinas celulares, onde o ATP (trifosfato de adenosina) teria expressiva participação, ao lado de outros elementos, não podendo deixar de considerar a importância do fósforo nas atividades bioquímicas orgânicas.


(do gr. ektós, fora, exterior, + Plasma ), termo divulgado por Charles Richet (1850-1935).  
  • Substância de natureza filamentosa ou fibrosa, que, quando visível, pode aparecer esbranquiçada (a mais freqüente), preta ou cinzenta, por vezes, aparecem as três cores simultaneamente, emana através de todos os poros do médium, especialmente da boca, das narinas, dos ouvidos, do tórax, e das extremidades (alto da cabeça, seios, pontas dos dedos), sendo reabsorvido ou dispersado ao final do processo. 
  • Substância viva manipulada pelos espíritos. 
  • Geralmente é inodora, embora, às vezes, possa desprender um odor particular difícil de ser descrito. 
  • Por vezes, é frio e úmido; em outros, viscoso e semilíquido, mas raramente seco e duro (quando forma cordas é duro, fibroso, nodoso). 
  • Dilata-se ou expande-se fácil e suavemente. 
  • Ao tato pode-se senti-lo como uma teia de aranha. 
  • Pode aparecer ou desaparecer rapidamente. 
  • Uma corrente de ar pode agita-lo ou remove-lo. 
  • Obediente à ação mental
  • Por ser extremamente fotossensível, imprescinde da obscuridade. 
  • A luz exerce grande poder de desagregação (efeito fotoelétrico). 
  • Quando se toca o ectoplasma de uma pessoa, a uma distância do corpo ela sente o toque, com sensações diversas. Este toque pode causar ânsia de vômito, tosse e até sensações mais desagradáveis. 
  • Penetra ou atravessa qualquer tipo de matéria. 
  • Interage física ou quimicamente (nível atômico) com a matéria. Daí o seu emprego na produção de efeitos_físicos ou a sua aplicação em trabalhos de cura. E essa ação pode ocorrer a distância.
        Biólogos ao descobrirem na célula viva, uma formação em torno do protoplasma, que denominaram ectoplasma, verificaram “que não tinha a consistência material”, nele encontraram oxigênio, nitrogênio, carbono, potássio, além de vestígio de cloro e sódio, mostrava “característica estranha e desconhecida”.

Dr. Ricardo Di Bernardi


Ectoplasma produzido por algum paranormal de efeitos físicos ou ectoplasta

A substância foi chamada, também, ideoplasma, porque instantâneamente toma a forma que lhe dá o Espírito.

Bioenergias, ectoplasma e fenômenos parapsíquicos (parte II)
        Energia. A energia da consciência, quando condensada, manifesta-se na condição de ectoplasma, parecendo agregar componentes orgânicos docorpo_biológico do sensitivo ectoplasta. O ectoplasma citado aqui é diferente do ectoplasma estudado na biologia convencional (parte periférica docitoplasma - conteúdo da célula, excluído o núcleo).
        Composição. Apesar disso, o ectoplasma parece ser composto: 
  • tanto pela bioenergia, própria do corpo energético do sensitivo
  • como por algumas características de componentes que são encontrados nas células humanas, 
  • além de incluir até a presença de tecido das roupas do sensitivo ou médium.
        Características. O ectoplasma apresenta formas instáveis, ora como tênues vapores, bastões, espirais, fios, cordas, teias, raios rígidos ou semi-rígidos, movendo-se sinuosamente como répteis, ora como se fosse um ser vivo, inteligente, vibrando, espichando ou encolhendo. Demonstra ainda tendência a ser absorvido abruptamente pelo corpo do médium.
     
Daniel Muniz
       
ectoplasma é a mais protéica das substâncias e pode manifestar-se de muitas maneiras e com 
propriedades variadas. Isso foi demonstrado pelo Doutor W. J. Crawford, Professor de Engenharia Mecânica na Queen’s University, de Belfast. Dirigiu uma importante série de experiências de 1914 a 1920, com a médium Kathleen Goligher. Fêz o seu relato em três livros, que são:
  • “lhe Reality of Psychic Phenomena” (1917),
  • “Experiments in Psychical Science”, em 1910
  • e “lhe Psychic Structures at Lhe Goligher Circle” em 1921. (15)
Do livro "HISTóRIA DO ESPIRITISMO" de ARTHUR CONAN DOYLE - Capítulo 18
BIOLOGIA

  • Ectoplasma: é a porção mais externa do hialoplasma apresenta-se mais consistente. Também conhecido como Plasmagel. A sustentação docitoplasma deve-se ao funcionamento do ectoplasma como verdadeiro suporte celular, mantendo mais ou menos constante a sua forma.
  • Endoplasma: é a porção mais fluida e mais interna do hialoplasma. Também conhecido como Plasmassol.
    


       O  ectoplasma está situado entre a matéria_densa e a matéria_perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos_físicos que analisamos. 
  • É um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. 
  • Pode ser comparado a genuína massa_protoplásmica, sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-lhe o modo de ser. 
  • Infinitamente plástico, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele (Teleplastia - Ideoplastia).
       Exigenos, pois, muito cuidado para não sofrer o domínio de inteligências sombrias, de vez que manejado por entidades ainda cativas de paixões deprimentes poderia gerar clamorosas perturbações.

[28a - página 271 ]  - André Luiz 1954


Fontes: Portal Guia : http://www.guia.heu.nom.br/mediuns_de_efeitos_fisicos.htm
            Sobre Efeitos Físicos pode acessar também : http://pt.scribd.com/doc/52867576/34/Efeitos-fisicos
            Portal do Espírito sobre   Ectoplasma:   http://www.espirito.org.br/portal/artigos/bernardi/ectoplasma.html
           Nos domínios da Mediunidade Por André Luiz : http://www.adepr.org.br/?pagina=downloads&p=sal_09_nos_dominios_da_mediunidade


**Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo para obtenção do título de
Mestre em Ciências.
Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os
sistemas hematológico e imunológico de camundongos macho http://www.amebrasil.org.br/html/Disserta__o_de_Mestrado___Oliveira_RMJ.pdf

0 comentários:

Postar um comentário