Severn Suzuki e a Rio Eco-92, artigo de Maurício Gomide Martins

03/08/2010 0 comentários
  Garimpando na internet ,achei este artigo sobre O RIO ECO 92 e Severn Suzuki  do qual  já havia postado um artigo sobre a Severn neste blog,e me  chamou a atenção a indignação do autor sobre a responsabilidade não so dos governantes dos países como da nossa mesmo juntamente com os meios de comunicação.Deixo aqui um apelo "Que possamos aumentar a concientização de todos para deixarmos aos nossos filhos e netos um planeta mais saudável."E concordo totalmente com o artigo do Maurício Comide Martins afinal  repassamos tantas coisas sobre tragédias e denúncias e esquecemos as vezes de fazer também a nossa parte em nos preocuparmos com nossa casa o planeta terra.
.Segue abaixo  uma parte e o link para ler na íntegra.
Boa reflexão.
Allë Santana





"...[EcoDebate] A menina canadense Severn Suzuki, que em 1992 tinha 12 anos, proferiu um discurso no plenário da Rio Eco-92, recheado com um raciocínio impecável e palavras encabulantes. Ficou famoso pelo caráter acusatório contra os governantes mundiais, ditos adultos responsáveis. Entendemos que se 99% dos leitores desta página já tiverem conhecimento do tumular pronunciamento, ainda ficaremos satisfeitos por divulgá-lo para apenas 1%, tal o valor desse documento que deveria ser objeto de ensinamento por todos os professores do mundo.
   No Brasil, deveria ser repetido na mídia por mais de 60 dias seguidos, de forma que todos tomassem conhecimento de assunto tão relevante. Não se estranhe a dimensão citada, pois é bastante comum um simples caso criminoso, de âmbito local, ser transformado em sensacionalismo e explorado continuamente pela mídia brasileira à exaustão, por mais de 90 dias, como temos visto ultimamente.
   O discurso da menina Sevem foi feito em 1992. Ela disse tudo o que poderia ter dito. Foi exposto para representantes de 172 governos, que devem ter ficado envergonhados e com a consciência em efervescência, mas não tomaram qualquer tprovidência. Nem poderiam isoladamente, reconheçamos. Por quê? Porque o problema ambiental é de amplitude mundial e – raciocinemos – se um deles tomasse alguma medida efetiva, isso ficaria contido em suas fronteiras e não provocaria qualquer alteração nas condições ambientais. Seria o mesmo que se isolar do resto do mundo. Seria uma providência inócua, portanto. Condições ambientais são um complexo vivencial que diz respeito ao todo mundial, não a países que, aos olhos da Natureza, não existem..."
http://www.ecodebate.com.br/2010/08/03/sevem-suzuki-e-a-rio-eco-92-artigo-de-mauricio-gomide-martins/

0 comentários:

Postar um comentário