Brasil quer evitar guerra de declarações sobre condenada à morte com Irã

05/08/2010 0 comentários
Nota:Estadão.com.br/Internacional

Brasil quer evitar guerra de declarações sobre condenada à morte com Irã

O assessor de Assuntos Internacionais do Planalto, Marco Aurélio Garcia, disse nesta quarta-feira, 4, que o governo evitará "guerra de declarações" com autoridades iranianas para garantir que a situação de Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento por adultério, não seja ainda mais prejudicada. A declaração de Garcia foi dada em entrevista no Itamaraty após almoço oferecido pelo presidente Lula ao presidente de Camarões, Paul Biya.


Lula reitera oferta, mas diz que não ofereceu asilo
Em comício em Curitiba na semana passada, Lula ofereceu refúgio para a iraniana. Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã respondeu que Lula era emotivo.
Na entrevista de hoje, Marco Aurélio relatou que antes dessa proposta de Lula feita em público, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, havia conversado três semanas antes com autoridades iranianas tendo manifestado a preocupação do governo brasileiro com a situação da mulher iraniana.
Marco Aurélio Garcia disse que o caso não prejudica as relações diplomáticas com o Irã. "Obviamente não vai mudar de jeito nenhum. Não tem razão para mudar".
Sakineh foi condenada por ter 'relações ilícitas' com dois homens após a morte do marido. Seu advogado, que foi intimidado pelas autoridades iranianas após divulgar o caso na internet, está na Turquia à espera de asilo diplomático.
Ontem, o Irã sinalizou que não deve aceitar a oferta brasileira e alegou que o presidente Lula fez o apelo por não conhecer o caso.
"Até onde sabemos, Lula é uma pessoa muito humana e emotiva, que provavelmente não recebeu informações suficientes sobre o caso", disse o porta-voz da chancelaria iraniana Ramin Mehmanparast.
"Podemos dar detalhes dos crimes dessa pessoa que foi condenada e, então, acho que o caso ficará esclarecido para ele."
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-quer-evitar-guerra-de-declaracoes-com-ira-sobre-condenada-a-morte,590356,0.htm

0 comentários:

Postar um comentário